SMS MARKETING

Hoje em dia não podemos deixar de pensar no uso de dispositivos móveis como estratégia de marketing digital. Uma das formas que já vem se popularizando é o uso de SMS como ação de marketing digital.
SMS (Short Message Service) é o nome dado ao serviço de mensagens curtas (limite de até 140 caracteres) para telefones celulares. A maioria absoluta dos aparelhos celulares possui esse serviço.
O SMS é um meio de comunicação com ligação direta, personalizada, instantânea, interativa e que geralmente está junto aos clientes 24 horas por dia. Estas características credenciam o seu uso como um ferramental importante do Marketing de Relacionamento, absolutamente "one to one".

PORQUE USAR O SMS MARKETING?

  • Agilidade na comunicação.
  • Alta taxa de leitura (96% dos SMS são lidos instantaneamente)
  • Fidelização de clientes
  • Melhor relação custo x benefício


Enviar mensagens via SMS exige alguns cuidados para que a mensagem chegue ao destinatário de forma legível e con­figurada. Você precisa ser direto e objetivo na sua comunicação

Tipos de campanha:

  • Basicamente podemos elaborar campanhas do tipo push e do tipo pull.
Campanhas do tipo Push:
  • Começa com uma base de números opt-in. É enviada uma mensagem aos opt-ins da base solicitando a participação em uma promoção ou cadastro.
Campanhas do tipo Pull
  • Utiliza outras mídias ou embalagens de produtos para fazer o primeiro contato com o target da campanha. O Big Brother Brasil é um case bem clássico de campanhas do tipo pull. A chamada a interação do usuário para o uso do SMS é através da TV ou do site do programa.

Premissas importantes:


Relevância:

Procure se perguntar se o que está sendo oferecido por SMS é relevante ao seu cliente. Existe um mau hábito de alocar verbas de campanha em projetos inovadores só por serem inovadores e normalmente os profissionais de planejamento esquecem-se de responder a essa pergunta: É relevante para o cliente do meu cliente?
Imagine que eu receba um SMS com divulgação de uma jantar romântico no dia dos namorados em São Paulo. Agora imagine que eu seja carioca e que não tenha namorada, essa mensagem foi relevante? Acho que não, certo?

Permissão:

É altamente recomendado que você só trabalhe ações de SMS usando uma base de dados opt-in, ou seja, pessoas que fizeram seus cadastro e que aceitaram receber mensagens de texto promocionais por celular. O e-mail marketing hoje já tem uma imagem ruim construída por muitas empresas praticarem spam (e-mails não solicitados).

Segmentação:

Não esqueça que celular é um aparelho altamente pessoal. O ideal é trabalhar campanhas altamente segmentadas para atingir os melhores resultados possíveis. Dica: para o desenvolvimento de uma campanha segmentada, a montagem de clusters ou tribos digitais é uma boa.

Personalização:

Trate seu cliente como uma pessoa e não como um número, Chame-o pelo nome. Ao enviar uma mensagem de texto personalizada você mostra que está atento ao perfil de seu cliente.

Colocando o SMS no plano de mídia:

Não se esqueça de verificar toda a parte técnica de envio de mensagens com a empresa que pretende contratar para fazer esse serviço, pois no seu plano de mídia, você terá um cronograma que precisa ser cumprido e sendo assim, a campanha precisa ser disparada e mensurada.
Não substitua o uso de SMS por tudo que vinha fazendo em marketing digital. Apenas acrescente essa ação em seu plano de marketing.

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