O que é Database Marketing?

“Nós temos somente duas fontes de vantagem competitiva: a capacidade de aprender mais sobre nossos clientes – mais rápido que nossos concorrentes, e a capacidade de transformar esse conhecimento em ações – mais rápido que nossos concorrentes”.

Jack Welch

O database marketing é um método de longo prazo, voltado para o cliente e profundamente baseado em informações. O database pode ser utilizado para interligar e orientar os esforços de marketing atuais, assim como para construir uma base completa de informações, de modo a orientar futuros projetos.

O database marketing sempre inclui:

  • Um conjunto abrangente de dados inter-relacionados
  • Atende a diversas aplicações
  • Permite a recuperação de informações precisas e oportunas

Esse tipo de marketing interliga as informações relacionadas ao cliente, como transações de compra, produtos adquiridos, promoções, mídias, dados geográficos, estilo de vida, dados demográficos e características financeiras.

O marketing usa o database como alicerce para os projetos de marketing.

 Os Database Marketing podem ser Passivos ou Ativos:

Passivo: Segue o pensamento clássico do marketing

  • O padrão de marketing é tática, coleta, tática.
  • O esforço de marketing atual não é influenciado pelos esforços anteriores.

 Ativo: Funciona como um recurso estratégico:

  • O database é o centro do processo de tomada de decisões do marketing, fornece a fonte exclusiva de informações para o desenvolvimento do plano estratégico de um programa de marketing orientado por dados.
  • Esses programas são então executados e seus resultados, atualizados no database. Então o ciclo estratégico é iniciado novamente.

O Database Marketing requer um conjunto de habilidades:

  • Marketing;
  • Tecnologia;
  • Estatística;
  • Gerenciamento de Dados.

O Database marketing é um processo de Comunicação:

O processo das comunicações orientadas por database ou do marketing dirigido pode ser simplificado em um modelo que, com variações, pode apresentar qualquer situação de marketing orientado por dados. O modelo tem três fases:

  • Identificação de clientes ou clientes em potencial;
  • Comunicação;
  • Coleta de resultados.

A fase de identificação envolve o acesso ao database para atingir os clientes/clientes em potencial desejados.

A próxima etapa é desenvolver o programa de comunicação de marketing apropriado, baseado nas exigências empresariais, e do programa de direcionamento.

Os resultados do programa de marketing são então reunidos e atualizados no database para aumentar o volume de informações, revisar os programas de identificação e direcionamento e fornecer informações de marketing.

 Habilidades em Gerenciamento de Dados:

Controlar a escolha de quais dados deve ser mantidos em um database marketing tornou-se uma ciência. Poucos profissionais de marketing são abençoados com muitas informações sobre seus clientes ou clientes em potencial. Muitos lutam para obter apenas os dados demográficos básicos. Através de um processo estratégico conhecido como estratégia de origem de dados, o profissional de marketing pode com o tempo acumular vários tipos de dados de grande utilidade sobre clientes e clientes em potencial. Essa estratégia requer uma revisão da capacidade da empresa em coletar dados por meio de métodos internos, externos e personalizados.

Depois, através de testes, análises estatística e programas de comunicação, as informações do database são balanceadas de forma a atender aos requisitos de informações de marketing da empresa.

Para desenvolver um programa de database marketing, o profissional de marketing deve adquirir essas habilidades básicas.

Investimento em tecnologia não é o bastante. É o equilíbrio entre as habilidades com dados, tecnologia e análise estatística que permite que o database torne-se um recurso de marketing efetivo.

Fonte:

Strategic Database Marketing

Rob Jackson e Paul Wang

 

Por Anamaria

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